Projeto Cidade Responsável

Projeto Cidade Responsável

O Papo Com desse mês traz Tarsila Portella, coordenadora do projeto Cidade Responsável, lançado em Sorocaba no mês de agosto, com iniciativa da Associação Brasileira da Indústria Cervejeira (CervBrasil) e em parceria com a Secretaria de Políticas Sobre Drogas (SEPOD). O projeto tem como finalidade produzir ações de prevenção do consumo de álcool para menores de 18 anos em Sorocaba e região e que englobam as áreas de compra e consumo, comunidade, comunicação, educação, saúde entre outras e incentivo à fiscalização e acompanhamento de ocorrências envolvendo o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

[+] Leia mais

Relacionamento Abusivo

Relacionamento Abusivo

O projeto “A Marca na Rosa” foi lançado no dia 06 novembro de 2018, com o incentivo da Prefeitura Municipal de Sorocaba, no Barracão Cultural, e contou com mesa de autoridades, apresentações artísticas e exposição de fotos que tinham como tema mulheres que passaram por relacionamento abusivo ou que foram vítimas de violência doméstica. Hoje o projeto continua com atendimento a jovens e adultos que estão em um relacionamento e que precisam refletir sobre suas relações, ou que precisam de orientação e ajuda. O Papo Com desse mês traz Ana Miragaia da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria da Cidadania e Participação Popular e responsável pelo projeto, nos esclarecendo sobre relacionamento abusivo e como percebê-lo.

[+] Leia mais

Crimes virtuais e os perigos da internet

Crimes virtuais e os perigos da internet

De escândalos com astros de futebol a pedofilia, os crimes envolvendo a internet estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Com o acesso à internet presente em todos os lugares é praticamente impossível não dispor das redes como meio de comunicação, seja no trabalho, na escola ou na vida pessoal. Sem nos darmos conta, com exposição que fazemos de nós mesmos e dos nossos filhos, estamos suscetíveis a crimes virtuais. Esse mês, convidamos a Agente da Polícia Federal, Fernanda Favaretto Balas, para nos falar sobre o assunto. Fernanda também dá palestras para crianças e adultos sobre como se proteger dos perigos da internet.

[+] Leia mais

Doação de Sangue, sempre tem alguém precisando

Doação de Sangue, sempre tem alguém precisando

Diversos pacientes necessitam de doação de sangue todos os dias, desde pessoas submetidas a cirurgias cardíacas, transplantes, até quem se submete à quimioterapia, por exemplo. E o sangue ainda não pode ser produzido artificialmente. Por isso, a solidariedade da população para manter os estoques e a qualidade adequada para doações e tratamento de doenças é imprescindível. O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, traz à tona as necessidades e dificuldades ainda encontradas neste setor tão importante. Convidamos o Dr. Frederico Guimarães Brandão, Gerente Médico da Colsan Sorocaba, para nos explicar um pouco mais sobre esse ato de amor e sua importância na região.

[+] Leia mais

Lúpus, é possível conviver com ele.

Lúpus, é possível conviver com ele.

Doença do sistema imunológico, que pode afetar diferentes partes do corpo com diferentes sintomas, o Lúpus pode ser confundido com outros males. A coluna Papo Com desse mês traz a entrevista com o Dr. Luiz Carlos Latorre, membro da Comissão de Lúpus da Sociedade Brasileira de Reumatologia, que vai nos dar mais detalhes sobre essa doença.

[+] Leia mais

Franquias em crescimento

Franquias em crescimento

Sorocaba hoje ocupa a 9ª posição entre as cidades com o maior número de franquias, chegando a 555 lojas franqueadas na cidade. Segundo o balanço oficial da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento das redes e expansão de unidades em operação no Brasil avançou 5% em 2019. O Papo Com desse mês entrevista o Diretor ABF Regional Interior de São Paulo, Rogério Gabriel, que nos conta sobre o crescimento das franquias no interior e o que é preciso para se ter o próprio negócio com uma grande marca.

[+] Leia mais

A dedicação aos estudos e a conquista da universidade

A dedicação aos estudos e a conquista da universidade

Gabriel Matucci, de 17 anos, é o estudante sorocabano aprovado em 1º lugar no Sistema de Seleção Unificada do MEC, o SISU, na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e pela Universidade de São Paulo – USP em Bauru. Aprovado também pelo vestibular da FUVEST, Gabriel ingressou na USP Pinheiros e agora é calouro do curso de Medicina. No Papo Com desse mês, Gabriel nos conta como foi sua preparação para o vestibular.

[+] Leia mais

O crime pelo gênero

O crime pelo gênero

Segundo dados da ONU, o Brasil é o quinto pais que mais mata mulheres no mundo. O número chega a 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres e a maioria é de mulheres negras. Os crimes são cometidos comumente por seus familiares, parceiros ou ex parceiros. Os recentes casos mostrados pela mídia mostram que mesmo em famílias de mulheres brancas e abastadas esses crimes acontecem de forma tão violenta como nas famílias mais pobres. Isso mostra que a violência não tem classe social, mas gênero. As mulheres que sofrem esse tipo de violência geralmente são alvo do machismo, sentimento de posse, limitação profissional e tratamento como objeto sexual. Para nos explicar mais sobre o assunto, a Assistente Social Elisabete Antonia Pires da Silva do CIM, entidade que atende vítimas de violência doméstica em Sorocaba, nos conta um pouco sobre o feminicídio e suas causas.

[+] Leia mais

Ano Novo, Vida Nova

Ano Novo, Vida Nova

A época da virada do ano é tida como um momento de renovação. O senso comum dita que no ano novo tudo pode mudar e se renovar. Diante dessa percepção, conversamos com o psicólogo da Clínica Med Center Norte, Jefferson Felipe Lucchesi, que explica um pouco sobre o comportamento humano em relação às expectativas e mudanças no ano que começa. Jefferson tem 30 Anos, é formado na Universidade Paulista de Sorocaba e atua na profissão há oito anos.

[+] Leia mais

Empregos temporários

Empregos temporários

Neste mês, entrevistamos o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sergio Antonio Reze, que nos conta sobre as vagas de fim de ano e sobre as expectativas na área comercial de Sorocaba.

[+] Leia mais